Alimentos que fazem bem aos olhos

Os alimentos que consumidos refletem no bom ou mau funcionamento do nosso organismo.E a saúde ocular também está muito ligada ao que comemos. Segundo o oftalmologista João Nassaralla, as vitaminas, principalmente a vitamina A, são substâncias que ajudam na prevenção da má visão noturna, da catarata e da degeneração macula (pequena área localizada na porção central da retina). Os alimentos com pigmentação laranja e vermelha,como por exemplo a cenoura, são indicados para aumentar a quantidade deste nutriente no organismo.

Os peixes também são indicados para quem quer cuidar da visão. O ômega 3 presente neles preserva os pequenos vasos que irrigam os olhos e protegem a retina contra inflamações, além de diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade. O azeite de oliva também é um bom aliado no combate dessa enfermidade dos olhos.

As nozes, se consumidas duas vezes por semana, aumentam o escudo contra o declínio da mácula. Para os chocólatras, uma boa notícia: o chocolate também ajuda a manter a saúde ocular. Os flavonóides presentes no chocolate amargo aumentam a nitidez da visão e retardam a progressão de doenças, como a catarata.

Alimentar-se bem é fundamental. Faça o teste e veja se você sabe se alimentar!