Dica para os seus Olhos: Durmir faz bem a Visão

Poucas horas de sono podem prejudicar a visão, alerta médica

Especialista alerta que dormir menos de 6 a 8 horas por dia pode causar doenças, além de aumentar risco de alterações vasculares na retina.

Sabia que dormir mal pode não apenas comprometer o rendimento mas também afetar gravemente a nossa visão? Isso porque poucas horas de sono podem prejudicar o processo no qual um pigmento chamado rodopsina, substância sensível à luz, se regenera durante o sono. A insônia também pode interferir na lubrificação dos olhos e, como consequência, causar a síndrome do olho seco, além de contribuir para irritação e ardência.

Os especialistas alertam que dormir menos de 6 a 8 horas por dia também aumenta o risco de alterações vasculares na retina e pode ser um agravante para a perda definitiva da visão. “O escuro é importante, pois muitas células precisam de repouso e são ativadas pela luz. A falta de sono pode causar dor de cabeça e o estado de alerta constante pode vir a prejudicar na falta de lubrificação da córnea, causando irritação, olho seco e lacrimejamento”, explica a médica Ana Lúcia Arcoverde. A oftalmologista diz ainda que a falta de sono também pode causar uma disfunção no músculo da retina e da acomodação causando visões duplas e turvas.

Para ter uma ideia, a diminuição do sono também compromete a imunidade, diminuindo a capacidade do organismo em combater infecções. Algumas doenças oculares, como conjuntivite viral, bacteriana e alérgica, especialmente no inverno, podem ser causadas por causa do hábito de dormir pouco.

Fonte: Casa Saudável/UOL