Cuidados com Maquiagem e Lentes de Contato

A principal preocupação de quem usa lentes de contato e gosta muito de maquiagem é como usar as duas coisas sem colocar em risco a saúde dos olhos. A dupla maquiagem e lentes de contato pode se entender, mas desde que algumas regras sejam seguidas.

Antes da maquiagem

As lentes de contato devem ser colocadas antes de começar a maquiagem, para garantir que a parte interna que fica diretamente em contato com a córnea e a superfícies dos olhos estão completamente limpas. Deixar para colocar as lentes depois de finalizar o make não é uma boa idéia.

Os resíduos de sombra, pó e outros produtos podem se depositar entre a lente e a córnea, provocando ardência e irritação nos olhos. A sujeirinha que cair na lente depois de colocada ficam na parte externa e vão saindo a cada piscada. Se insistirem em incomodar, é só usar colírios específicos para fazer a limpeza.

Cuidados na aplicação da maquiagem

A melhor maquiagem para quem usa lentes de contato é a versão hipoalergênica dos produtos, que também são indicados para quem tem olhos sensíveis.

O delineador ou lápis podem ser usados, desde que sejam aplicados apenas na linha dos cílios superiores, aplicando na linha dos cílios inferiores o produto entra em contato com os olhos.

Prefira também as sombras compactas, as sombras em pó podem entrar nas lentes de contato. Escolha as cores que estão na moda, crie combinações, use e abuse.

Para remover a maquiagem

Se o ideal é colocar as lentes antes de começar a maquiagem para que fiquem sempre limpas, então o correto é removê-las depois de limpar o rosto. E a dica é válida pelo mesmo motivo: tirando as lentes ainda com a maquiagem os resíduos do rímel, sombra e dos outros produtos ficam nas lentes.

Os demaquilantes específicos para remover maquiagem da área dos olhos são os mais indicados, podem ser nas versões em gel ou creme, mas sempre sem álcool na composição para não irritar os olhos. Os shampoos infantis, aqueles anti-lágrimas, também servem para remover a maquiagem dos olhos. Aplique nas pálpebras e nos cílios, massageando suavemente e depois enxague.

Sem maquiagem, é hora de retirar as lentes. Siga à risca as instruções de como higienizá-las e como deve ser feito o armazenamento adequado. Seguindo essas dicas de como conservar lentes de contato, você garante que elas durem por mais tempo e o mais importante, garante a saúde dos seus olhos.